terça-feira, 15 de maio de 2018

Choco Frito de Setúbal





Ingredientes
Choco – 3 (Médios)
Louro – 1 Folha
Limão – 2
Alho – 2 Dentes
Farinha de Milho – Para Polvilhar
Óleo de Amendoim – Para Fritar
Pimenta – Uma Pitada
Sal – Uma Pitada
 

Instruções
Compra os chocos e pede para lavarem, limparem e cortarem em tiras, se compraste o choco congelado, então começa por descongelar, depois retirar a cabeça do corpo (é só puxar com cuidado), depois com o corpo vira este para ficar com a cartilagem virada para cima e corta a pele ao comprido para retirar a cartilagem (também conhecida por pena ) que percorre todo o corpo, depois retira a bolsas de tinta e quaisquer vísceras do interior, retira a pele puxando com cuidado e ficas com um belo pedaço plano e branco de choco.
Para a cabeça, corta os tentáculos á frente dos olhos, depois retira a cartilagem da boca, se o choco estiver com demasiada tinta, então lava mais um pouco para ficar lavado.
Por fim vais cortar os tentáculos, se forem pequenos junta em grupos de 2 ou 3 tentáculos (tenta sempre que tudo tenha o mesmo tamanho, assim frita por igual) e corta o corpo em tiras, mais ou menos com dois dedos de distancia.
Agora deita todos os pedaços de choco para uma tigela com tampa, vais temperar com as duas folhas de louro, seguido pelo sumo de dois limões e corta os restos dos limão em pedaços e deita também para a tigela, esmaga dois dentes de alho e adiciona, seguido de uma pitada de sal e pimenta.
Deixa o choco na marinada por umas 2 a 4 horas, deixar pouco tempo o choco vai ficar sem sabor, deixar por muito tempo vai fazer com que o limão comece a cozinhar o choco e logo a carne do choco pode ficar demasiado mole.
Quando chegar a altura de fritar, prepara um prato largo com bastante farinha de milho para passares os pedaços de choco pela farinha antes de fritar.
Retira todo choco para cima de papel de cozinha, tu queres retirar humidade da marinada mas sem retirar o sabor da marinada, o choco tem de estar húmido antes de passar pela farinha de milho mas não molhado (senão a farinha vai saltar do choco), por isso passa este pelo papel de cozinha.
Aquece o óleo para fritar (uns 176ºC), quando o óleo estiver quente tira pedaços do choco passa pela farinha de milho para ficarem bem cobertos e põe a fritar, faz uns quantos pedaços de cada vez, não ponhas demasiado choco a fritar ao mesmo tempo porque assim baixa a temperatura do óleo e fica mal frito.
Retira quando estiver bem dourado e polvilha com uma pitada de sal, depois prova para ver se a cobertura ficou bem presa ao choco, se o sabor está bom e se o choco está tenro, se a cobertura não está a pegar ou o óleo está a salpicar demasiado isso quer dizer que o choco está demasiado húmido antes de ir a farinha, se tem pouco sabor então tem de ficar mais tempo na marinada ou tens de temperar a marinada ou o choco diretamente um pouco mais, se o choco não está tenro mas o exterior já está demasiado frito isso quer dizer que ou os pedaços de choco são demasiado grandes e grossos ou o óleo está demasiado quente.
Ajusta até ficar bem tenro e crocante, depois repete e frita o resto do choco, serve simples com uma pitada de sal por cima e gomos de limão, ou com um belo arroz de tomate ou com um bom molho de alho, bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário