Peixe Agridoce

Ingredientes:
- 2 peixes com cerca de 400 gr. cada (utilizei cantaril) e frescos de preferência.
- 1 cebola média
- 1 alho-francês (parte verde)
- 2 cenouras
- gengibre fresco cortado em rodelas
- sal, pimenta branca e gengibre em pó
- 3 colh. sopa de molho de soja
- farinha de milho q.b.
Para a base do molho:
- 3 colh. sopa de água
- 2 colh. de sopa molho de soja
- 5 colh. de sopa de polpa de tomate
- 3 colh. sopa de vinagre
- 2 colh. sopa de açúcar
- 2 colh. sopa de farinha de milho (ou maisena)
- 1 colh. de chá de gengibre em pó
Uma vez limpo e escamado o peixe, temperar com sal, pimenta branca e o gengibre em pó e salpicar com o molho de soja.
Cortar a cebola em quartos e depois transversalmente cada quarto, em pedaços largos. Cortar o alho-francês em retângulos e a cenoura em tiras. Cortar o gengibre em rodelas e reservar.
Preparar o molho, que mais não é do que misturar todos os ingredientes e reservar.
Passar o peixe pela farinha de milho, prensando para que agarre bem e levar a fritar numa frigideira larga, com o óleo previamente aquecido. Quem não quiser optar por este meio de confeção, poderá cozer o peixe em vapor. O resultado final não ficará mal, muito embora a fritura da farinha de milho dê-lhe um crocante extra muito saboroso. Esta questão dos fritos não há nada a fazer, comida chinesa é assim mesmo.
Num wok aquecer óleo suficiente para cobrir a superfície e saltear os legumes, cerca de 8 minutos, mexendo sempre, para que alourem por igual sem ficar com pontas ou partes queimdas, e até que fiquem tenros. Juntar então o molho feito e mexer, até que engrosse, em lume mais baixo e para que os legumes terminem de cozer no molho. Retificar temperos, sendo nesta altura que se faz vontade ao nosso gosto particular: se gostamos do molho mais doce, acrescentamos açúcar, se mais ácido, adicionamos mais vinagre, se estiver muito grosso acrescenta-se mais água. Nesta questão já não posso definir mais medidas, mas posso dizer que com as quantidades que pus ficou um sweet-and-sour muito soft, para agradar a todos cá em casa. Se preferirem optar pela versão simplificada, em vez de usar o peixe inteiro façam com cubos ou medalhões de peixe sem peles nem espinhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário