Mexilhões à vinagrete
1 kg de mexilhões
1 cebola
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1/2 cebolinho
2-3 tomates
2 folhas de louro
1/2 copo de vinho branco
1/2 copo de água
3 colheradas de sopa de azeite de oliva e 1 colherada de vinagre de xerez
Os mexilhões devem ser frescos; se não forem ser consumidos no mesmo dia devemos deixá-los em um recipiente com água fria a maior quantidade de tempo possível antes de seu futuro cozimento, mudando a água a cada seis horas, aproximadamente. Lavamos e escorremos muito bem os mexilhões em água fria e tiramos todas as impurezas que vierem na sacola; se ficaram em água não é necessário porque já terão soltado todas. Colocamos meio copo de água para esquentar em uma panela grande e quando a água começar a ferver adicionamos uma folha de louro e a seguir os mexilhões. Adicionamos à panela um jato generoso de vinho branco, uns grãos de pimenta preta e uma pitada de sal. Deixamos os mexilhões cozinhando uns 3 minutos e assim que estiverem todos abertos os retiramos com uma escumadeira. Deixamos esfriar e reservamos em um prato. Não devemos jogar fora a água da cozedura, vamos coá-la e deixá-la em um copo.
Para preparar a vinagrete, primeiro devemos lavar todos os vegetais e secá-los.
Descascamos a cebola, o cebolinho e os tomates, e picamos finamente estes vegetais junto com os pimentos e misturamos tudo numa tigela.
Acrescentaremos um pouco de salsa picada e sal a gosto, e mexeremos bem misturando os sabores das hortaliças.
Para a apresentação do prato: pode fazê-lo tipo salada, todos em um prato sem as conchas, ou então cada mexilhão em uma concha vazia e quando estiverem todos colocados botamos por cima, com a ajuda de uma colher, o picadinho à vinagrete que reservamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário