2 Kg lulas limpas
4 c. sopa azeite
2 cebolas picadas finamente
sal fino
pimenta preta acabada de moer
4 c. sopa brandy
500 ml vinho branco
4 pés de funcho seco
2 folha louro
15 gr manteiga
100 gr presunto cozinhado aos cubos
3 dentes alho, esmagados
5 pés salsa fresca, finamente picada
6 tomates médios picados
1 c. sopa polpa de tomate
fios de açafrão
Abra os corpos das lulas - cabeças separadas, tentáculos reservados - e corte em tiras de 1 cm de largura. Passe bem por água e seque. Aqueça o azeite numa frigideira grande e funda. Junte as tiras de lula e os tentáculos. Tape e cozinhe em lume brando durante 20 minutos mexendo de vez em quando. Junte as cebolas e cozinhe por mais 5 minutos até amolecerem e alourarem. Tempere.
Aqueça levemente o brandy. Regue sobre a mistura de lulas e acenda um fósforo comprido. Deixe as chamas diminuírem e deite o vinho. Tape e cozinhe durante 15 minutos. Junte 500 ml de água, o funcho e as folhas de louro. Tape parcialmente, aumente um pouco o lume e deixe fervilhar durante 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Entretanto, derreta a manteiga numa frigideira. Junte o presunto e o alho, a salsa, o pimentão - usei um vermelho e deitei uns pingos de sweet and sour chili sauce - , os tomates e a polpa de tomate. Mexa e cozinhe levemente durante 10 minutos.
Retire a frigideira do lume. Retire as lulas, o funcho e as folhas de louro e reserve. Deite o conteúdo da frigideira num processador de alimentos e junte a mistura do presunto. Bata até estar macio. Passe por um crivo fino para uma taça - eu não passei!
Volte a deitar as lulas, as folhas de louro e o funcho na frigideira funda. Junte o molho coado e misture bem. Cozinhe sobre lume brando durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando e certificando-se de que a mistura não evapora depressa demais.
Antes de servir, amoleça o açafrão em 2 colheres de sopa de água quente. retire e deite fora o funcho e as folhas de louro. Junte a água do açafrão - usei açafrão em pó - ao molho e ajuste os temperos. Sirva quente.
Sem comentários:
Enviar um comentário