Açorda de bacalhau e miolo de camarão
Receita para 4 pessoas:
1 pão alentejano grande partido em cubos (miolo e côdea)
4 postas de bacalhau
3 tomates frescos muito maduros
1,5 dl de azeite
6 dentes de alho
água da cozedura do bacalhau
sal qb
1 ramo de coentros
1 ovo Miolo de camarão grande
Cozo o bacalhau com um dos dentes de alho e reservo a água. Lasco o bacalhau, retirando todas as peles e espinhas. Num tacho, coloco o azeite e os restantes alhos esmagados. Deixo "puxar" os alhos e, quando estiverem a saltar no azeite, adiciono metade do molho de coentros picados, bem como o tomate em pedaços. Deixo refogar um pouco e depois junto o pão que foi partido em cubos. Mexo bem e vou adicionando a água da cozedura do bacalhau que deve estar a ferver. Vou mexendo até o pão amolecer.
Numa frigideira com um pouco de azeite frite o miolo de camarão com dente de alho e reserve.
A partir daqui, penso que se trata de uma questão de gosto pessoal. Há quem goste de deixar os pedaços de pão inteiros, há quem goste da açorda mais molinha ou mais sólida. Depois de ter o pão todo desfeito, volto ao lume, acrescento um pouco mais de água se necessário e mexo tudo muito bem até obter a consistência desejada e até a açorda estar a ferver. Junto o bacalhau em lascas e misturo. Retifico de sal.
Depois de retirar do lume, acrescento-lhe uma ou duas gemas de ovos para ligar tudo e o resto dos coentros picados e miolo de camarão por cima.
Sem comentários:
Enviar um comentário