sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bochecha de novilho com migas de cogumelos e espargos

 
Ingredientes 440g bochechas de novilho
1 c. de sobremesa sal grosso
1 c. de sobremesa azeite
5dl vinho tinto
1 c. de sopa mel
q. b. tomilho
3 dentes alho
2 (400g) batatas
1 folha louro
50g cogumelos Portobello
4 (80g) espargos verdes
2 (200g) cogumelos Pleurothus
2 (200g) cebolas 

Receita Coloque metade do azeite num tacho e junte-lhe metade do alho e a cebola, muito bem picados. Deixe murchar e adicione então o louro e as bochechas, corando um pouco a carne de forma uniforme. Para isso, vá virando após uma ligeira cozedura de cada um dos lados. Evite picar a carne, para conservar os sucos. Em seguida, junte o vinho tinto e metade da quantidade do mesmo de água. Adicione ainda o mel e metade do tomilho, tempere com u pouco de sal e deixe estufar lentamente, em lume fraco, até a carne estar macia.
Coza as batatas e esmague-as muito bem com um esmagador, até verificar que não há grumos.
Leve ao lume uma frigideira com o restante azeite e o alho picado e deixe alourar. Reserve alguns cogumelos para a decoração e lamine os restantes, colocando-os na frigideira para saltear. Junte os espargos cortados em rodelas, reservando as pontas para cozer. Depois de salteados os cogumelos e os espargos, adicione a batata esmagada, envolvendo bem. Polvilhe com o tomilho e tempere com o restante sal. Deixe saltear mais um pouco.
Coloque as migas de batata e cogumelos no centro do prato e junte as bochechas estufadas. Decore com as pontas de espargos reservadas, previamente cozidas, e com os cogumelos que reservou, braseados.
Coloque uma pequena porção do caldo de estufar a carne ao  lume e deixe ferver um pouco, para reduzir. Salpique depois o prato com esta redução e finalize com um ramo de tomilho.

Sem comentários:

Enviar um comentário