domingo, 3 de agosto de 2014

Açorda de peixe 

 

Para 4

3 postas ou lombos de pescada médios (prefiro usar postas, pois a pele e as espinhas dão mais sabor à água de cozedura)
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
4 tomates médios maduros (ou 1 lata de tomate pelado)
1 folha de louro
3 a 4 pães (podem e devem ser do dia anterior, muitas vezes até faço com pão que tenho congelado)
Azeite
Sal
Salsa ou Coentros (opcional)

Cozer o peixe em bastante água com um dente de alho e uma folha de louro. Escorrer, limpar de peles e espinhas e reservar a água da cozedura. Num tacho, colocar um bom fundo de azeite e cozinhar o restante alho e as cebolas às rodelas até começarem a ganhar cor. Juntar o tomate sem pele nem grainhas partido aos pedaços, temperar com sal e cozinhar bem, até o tomate se desfazer (pode fazer-se esta tomatada com antecedência). Entretanto amolecer bem o pão partido aos pedaços na água de cozer o peixe (quanto mais quente estiver a água, mais depressa o pão amolece) e escorrer bem.
Num prato de forno, colocar uma primeira camada da tomatada.
A seguir espalhar o pão amolecido, depois espalhar os pedaços de peixe cozido e polvilhar com salsa ou coentros frescos. Terminar com a restante tomatada e levar ao forno pré-aquecido, na posição grill para tostar um pouco.

Muitas vezes, junto camarão ao peixe, para enriquecer a açorda. O prato pode ser feito só com camarão, para uma refeição mais requintada. Nesse caso, deve usar-se a água de cozer os crustáceos para amolecer o pão.

Sem comentários:

Enviar um comentário